Seja bem-vindo(a)!


Nossos serviços de publicação são 100% GRATUITOS! Divulgue aos amigos, siga-nos no Twitter @vagascandidatos e curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/VagaseCandidatos.

Estamos em constante amadurecimento e mudanças que vocês irão perceber no decorrer do funcionamento e, se você quiser fazer alguma sugestão, entre em contato conosco.

Desejamos boa sorte e sucesso à todos!

7 de abril de 2014

Dicas: Como me vestir para uma entrevista de emprego?







"Com que roupa eu vou?"... Quem não conhece este apelo descrito por Noel Rosa e imortalizado por diversos famosos e respeitáveis intérpretes da nossa música popular brasileira? Pois não seria exagero dizer que ele, brilhantemente, reflete uma grande dúvida dos candidatos a uma vaga de emprego, ao se preparar para uma entrevista: COM QUE ROUPA EU VOU? 








Da redação

Vamos recorrer a uma velho dito popular: A primeira impressão é a que fica"... Sendo assim, conseguir um emprego pode sim começar pela forma como você se apresenta para uma entrevista e isso afeta diretamente a forma como você estará vestido. O currículo e experiências de um candidato contam muitos pontos, sem dúvida, mas a sua postura e sua forma de se vestir são seu cartão de visitas.

Independente da vaga a qual está concorrendo, dê preferência a roupas mais formais e sociais. A regra básica e principal é: nada de roupas curtas, decotadas e coladas ao corpo. Camisetas, calças jeans, tênis, calça ou blusa moleton e roupas esportivas de modo geral, devem ser evitadas. Opte por adequar roupas ao seu estilo, não tem nada pior do que não se sentir à vontade em uma roupa que não reflita sua personalidade. Claro que tudo depende da vaga, procure se informar antes.

As mulheres devem optar por calças ou saias de alfaiataria e camisas ou blusas. Os famosos "terninhos" cai bem em qualquer situação. Opte por sapatos com saltos médios e confortáveis. Nada mais deselegante do que sentir-se desconfortável com sapatos apertados, muito altos ou aqueles com os quais você não está habituada. Neste último caso, a impressão é de que você "fantasiou-se" para a entrevista, vestindo algo que não tem muito a ver com você.

Os homens não tem muitas opções além do tradicional terno. Gravata nunca é um exagero. Melhor pecar pelo excesso de formalidade do que pelo desmanzelo. E não se esqueça do sapato social, com ou sem cadarço.

Além destas dicas, há regras básicas que ajudam a compor o visual

  • Controle o seu "fashionismo" e deixe-o para suas baladas e ocasiões especiais. Nada de roupas com cores "berrantes" daquelas que é possível te avistar a quilômetros de distância. Opte por cores formais, peças básicas e "curingas" que caem bem em qualquer visual, combinam com tudo e até permitem que você possa ousar um pouco mais com algum acessório "mais transado". Lembre-se de que você está indo para uma entrevista de emprego e não para a "São Paulo Fashion Week" ou um desfile em Milão ou Paris.
  • Dê uma atenção especial ao seu cabelo. Cabelos despenteados ou sujos não costumam causar uma boa impressão. Se for o caso, lance mão de artifícios já conhecidos como cabelos presos ou um pouco de gel para "domar a fera". Não se preocupe se você tem cabelos rebeldes e muito crespos, além de lindos e naturais, estão em alta e no mercado existem produtos acessíveis para mantê-los bonitos e saudáveis. Apenas evite chegar na entrevista com cabelos "molhados" e pingando, seja pelo excesso de "cremes" como por água mesmo.
  • Cuidado com o excesso de perfume, ao invés de você estar "abafando" com aquele perfume importado e "da moda" vai estar "espantando" o selecionador. Têm situação mais constrangedora do que permanecer muito tempo próximo de alguém com um perfume muito forte ou que lhe cause alergias ou mal-estar?
  • Evite o efeito "árvore de natal", sobriedade nunca é demais: muita cautela com o abuso de acessórios e bijuterias. Ninguém precisa achar que você está pronto para o próximo desfile das escolas de samba, de tão "adornado".
  • Unhas limpas e bem-feitas são sinônimos de higiene. Se você não consegue conter sua ansiedade e tem o (péssimo) hábito de roer as unhas (como eu...), saiba que você pode controlar este problema indo com frequência a uma manicure. "Fazer as unhas", além da retirada de cutícula, pele e unhas sobressalentes, ajuda a evitar o vício. E nada de preconceitos: o mercado disponibiliza várias opções para os homens. Isso significa que ninguém precisa sair do salão de beleza de unhas vermelhas e com "10 metros de extensão".
  • Isso me fez lembrar de um item indispensável para as mulheres: a maquiagem. É fato que ela ajuda a corrigir defeitos e imperfeições e para uma entrevista, este é seu principal objetivo. Portanto cuidado com o exagero, utilize a maquiagem como um aliado e não como inimigo. Opte por um visual mais saudável, natural e "clean", não carregue no batom, blush e sombra.
  • Por último, pode parecer meio "ridículo", mas fique atento à meteorologia. Vai me dizer que você nunca presenciou visuais impecáveis sendo "desmontados" por causa de uma chuva mais intensa ou pessoas extremamente bem vestidas, mas suando de tanto calor! Em algumas cidades, como São Paulo, onde as mudanças de tempo são muito bruscas, não é demais escutar o conselho da sua mãe: levar uma "blusa de frio" e um guarda-chuva.
Lembre-se: estar bem vestido não é necessariamente estar na moda, com roupas caras e de grife. Nem tudo que a moda dita é adequado para um evento mais sóbrio e formal. Elegância é sinônimo de bom senso, discrição, atitude, postura e higiene.
Boa Sorte!




Copyright © 2006-2014. Vagas e Candidatos. Direitos Reservados.
http://vagasecandidatos.blogspot.com.br


   

Fique por dentro



O que você quer fazer?

Cursos Profissionalizantes

Vagas por estado

Oportunidades no Exterior

publicidade


Notícias

publicidade





Estatísticas de acesso